PROJETO "Olhares” Ensino Fundamental II - Anos Finais
Escola Municipal Santos Reis
Língua Portuguesa
Professora: Lúcia Ferreira
Um educador
deve está sempre atento ao seu aluno e ao mundo que o rodeia, o
que lhe desperta atenção, e buscar trazer isso para a sala de aula, convertendo
este material em prática pedagógica capaz de despertar interesse e atenção,
verificar seus anseios, pensamentos, aula, fazendo disso uma prática
pedagógica, moldando, criando versões, adaptando.
Objetivamos trabalhar com os
alunos da Escola Municipal Santos Reis o trabalho com fotografias, o uso da
imagem, geradas pelos alunos como recurso pedagógico, nas mais diversas formas,
através de um concurso de fotografias intitulado Projeto “OLHARES”, para dar um
dinamismo as aulas, valorizando os alunos, incentivando-os a estudar, porque
notamos que estes apreciam muito formas diversificadas de ensino, e gostam
muito de sentirem-se importantes e também de mostrar aquilo que produzem além
de serem reconhecidos pelos pais, educadores e sociedade como um todo, oportunizando
lhe a socialização através das tecnologias, como a máquina digital, que é uma constância
em suas vidas.
A
observância do uso destes materiais pelos alunos levou a consideração de usá-los
como material didático, mostrando a escola como meio catalisador que deve
desenvolver toda e qualquer oportunidade possível para trazer-lhes um
aprendizado, trabalhando a consciência social e ambiental, fazendo-os refletir
e mostrar isso em seu olhar único.
JUSTIFICATIVA:
Notamos
o número constante de aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais que
os alunos
traziam para a escola e como, a todo o momento, faziam poses, fotografando a
si, isso ou aquilo, enfim tudo o que para eles era interessante, tanto em sala
de aula, como na entrada, recreio e saída. Assim, após pesquisa e estudo,
consideramos viável fazer uso das fotografias produzidas por eles. Os
estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os educandos,
eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais dinâmicas,
sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim.
Ficam Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa
com os
educandos,
eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais
dinâmicas,
sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim.
Ficam
como
espectadores.
É preciso fazer com que os
alunos entendam os conteúdos, adquiram competências, e isso através de práticas
pedagógicas que permitam-lhes sair da forma passiva do processo de ensino
aprendizagem, para uma postura mais ativa. E, por que não, por meio das
imagens, das fotos produzidas por eles mesmos? Através das lentes podem
contextualizar o mundo à sua volta, mostrar o cotidiano. Aquilo que eles vêem e
retratam nas imagens é o que estudam em sala, mostrar o olhar que têm do mundo
à sua volta, poderem detectar como eles vêem a escola, a família, o meio, deixá-los
usar sua imaginação, criatividade, tudo o que é necessário para despertar
talentos, orientar, mediar conhecimentos.
O projeto justifica-se porque
trabalhar imagens, permite desenvolver alunos observadores, críticos,
reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos. Nesse processo de aprendizagem,
pois, contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
OBJETIVOS:
Fazer uso
das fotografias produzidas pelos alunos como prática pedagógica/metodologia de
ensino,
através de um Concurso de Fotografias, integrando outras instituições
escolares,
levando à
socialização através das máquinas fotográficas.
• Mudar a
postura do educando, oportunizando-o ser ativo no processo de ensino
aprendizagem,
permitindo-lhe ser crítico, reflexivo, manifestando-se através das imagens
produzidas,
reveladas pelo olhar único de cada um.
• Mostrar a
capacidade e preocupação da escola em realizar eventos que chamem a atenção
para uma
educação eficiente e eficaz, não se limitando à falta de recursos financeiros.
A comunidade sempre participa
dos eventos na escola, seja culminância de projetos,
festivais ou
desfiles cívicos, os diferentes atores que compõe a escola faz dela um lugar
propício para troca de informação e conhecimento por parte dos alunos.
REFERENCIAL
TEÓRICO:
“O educando
deve fazer uso dos diferentes recursos tecnológicos e fontes de informação
para seu
conhecimento.”
MEC, 1997.
“Desenvolver
a habilidade de olhar com maior cuidado para as imagens ou objetos,
compreender
e interpretar, descobrir a percepção criadora que está dentro de cada um,
acreditar
na
capacidade do aluno de criar, de inovar, ampliar e instigar infinitas maneiras
de observar e
recriar.
Educar o olhar para aprender a gostar da imagem e compreender finalmente as
suas
inúmeras
possibilidades dentro do complexo processo de criação.” (KLEE)
Cada
educador deverá elaborar uma atividade
ou projeto fazendo uso das fotografias. Ver
a melhor
forma de trabalhar determinados conteúdos em sala de aula, fazendo uso das
imagens.
O objetivo
não é simplesmente sair fotografando
tudo, mas precisamos de um começo.
1° Momento:
Perguntamos em sala quem gosta de fotografias, depois pergunta se
Eles gostam de sair nas fotos ou apenas fotografar.
Define-se o que , como e onde vamos fotografar. De posse das fotografias iremos
a sala de informática para vermos o que fotografamos.
2º Momento: uma
oportunidade de ensinar algo a mais aos nossos alunos, em parceria com a
professora de Artes os alunos deverão buscar na internet a história da
fotografia e como ela pode ser entendida como arte. Os alunos poderão pesquisar
varias fotografias premiadas e a importância dessa para a sociedade. Nesse momento
os educandos terão como desafio fotografar a eles mesmo em poses como a da Monaliza,
uma brincadeira que oportunizará a eles
conhecimentos sobre quadros de pintores
renomados.
3º Momento:
uma palestra com um profissional da área é indicado para fornecer noções
básicas na arte de fotografar.
4° Momento:Partir
para uma aula de campo. , com roteiro já definido.
5° Momento:
De volta a escola os alunos foram a sala de informática e transferiram as
fotos das
maquinas para o computador. Fazendo uso do “Microsoft Office Picture
Manager” eles puderam recortar suas
fotografias, mudar cor, contraste, brilho, testar diversas maneiras de como ficariam
melhor as fotografias. Terminada essa etapa elas gravaram suas fotografias no
CD. Solicitamos a professora de Língua Portuguesa que realizasse a leitura do
edital com os
alunos em
sala e trabalhassem a interpretação de texto, assim já trabalhávamos algo que
consideramos
importante pois, alunos se preparam para concursos públicos e nada melhor do
que começar na escola a ler editais.
6° Momento:
pedimos aos alunos que produzissem um texto a respeito do que estudaram,
sua
interpretação da fotografia antiga e da atual. Depois da correção eles
realizaram uma
exposição
com as fotografias e o texto na escola. Por fim realizaram suas inscrições no
concurso. Em nosso trabalho os alunos realizaram pesquisa sobre a cidade e buscaram
fotografias antigas da cidade com o objetivo de ver como a cidade era antes e
como ela esta agora, as modificações que ocorreram no espaço geográfico da
mesma ao longo dos anos.
Elaboramos
um edital do Concurso de Fotografias “Olhares”. Tendo como tema:
Natureza,
Cidade, Patrimônio Histórico, Família, Retrato, Grafismo, Escola e Fotos em
Movimento.
Sabemos que
questões ligado ao meio ambiente e a natureza são sempre trabalhados na
sala de aula
por isso escolhemos esse tema. Com objetivo de fazer com que os alunos
valorizassem
mais suas famílias criamos a categoria família.
Foram
criados blogs pelos alunos e professores, inclusive o blog do Concurso com o
edital
e dicas de
como trabalhar as fotografias em sala.
Buscamos
levar nossos alunos a diferentes localidades, para que esses pudessem
registrar o
que haviam aprendido em sala, para que pudessem mostrar o conhecimento e visão que
têm sobre o mundo ao redor.
Após registros,
cada professor trabalhará seu tema, seu
conteúdo em sala de aula, proporcionando aulas dinâmicas e prazerosas. Após os
trabalhos desenvolvidos, os alunos
puderam
optar se iam ou não se inscrever no Concurso. Realizaremos uma noite de
premiação, com todos os alunos participantes, seus pais e professores, enviamos
convites a todos, premiaremos os alunos e sortearemos prêmios entre todos.
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