segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto "Olhares"


PROJETO "Olhares” Ensino Fundamental II - Anos Finais


Escola Municipal Santos Reis 
 Língua Portuguesa 
 Professora: Lúcia Ferreira 


Um educador deve está  sempre  atento ao seu aluno e ao mundo que o rodeia, o que lhe desperta atenção, e buscar trazer isso para a sala de aula, convertendo este material em prática pedagógica capaz de despertar interesse e atenção, verificar seus anseios, pensamentos, aula, fazendo disso uma prática pedagógica, moldando, criando versões, adaptando.
                Objetivamos trabalhar com os alunos da Escola Municipal Santos Reis o trabalho com fotografias, o uso da imagem, geradas pelos alunos como recurso pedagógico, nas mais diversas formas, através de um concurso de fotografias intitulado Projeto “OLHARES”, para dar um dinamismo as aulas, valorizando os alunos, incentivando-os a estudar, porque notamos que estes apreciam muito formas diversificadas de ensino, e gostam muito de sentirem-se importantes e também de mostrar aquilo que produzem além de serem reconhecidos pelos pais, educadores e sociedade como um todo, oportunizando lhe a socialização através das tecnologias, como a máquina digital, que é uma constância em suas vidas.
A observância do uso destes materiais pelos alunos levou a consideração de usá-los como material didático, mostrando a escola como meio catalisador que deve desenvolver toda e qualquer oportunidade possível para trazer-lhes um aprendizado, trabalhando a consciência social e ambiental, fazendo-os refletir e mostrar isso em seu olhar único.
JUSTIFICATIVA:
Notamos o número constante de aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais que
os alunos traziam para a escola e como, a todo o momento, faziam poses, fotografando a si, isso ou aquilo, enfim tudo o que para eles era interessante, tanto em sala de aula, como na entrada, recreio e saída. Assim, após pesquisa e estudo, consideramos viável fazer uso das fotografias produzidas por eles. Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os educandos, eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais dinâmicas, sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim. Ficam Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os
educandos, eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais
dinâmicas, sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim. Ficam
como espectadores.
                É preciso fazer com que os alunos entendam os conteúdos, adquiram competências, e isso através de práticas pedagógicas que permitam-lhes sair da forma passiva do processo de ensino aprendizagem, para uma postura mais ativa. E, por que não, por meio das imagens, das fotos produzidas por eles mesmos? Através das lentes podem contextualizar o mundo à sua volta, mostrar o cotidiano. Aquilo que eles vêem e retratam nas imagens é o que estudam em sala, mostrar o olhar que têm do mundo à sua volta, poderem detectar como eles vêem a escola, a família, o meio, deixá-los usar sua imaginação, criatividade, tudo o que é necessário para despertar talentos, orientar, mediar conhecimentos.
                O projeto justifica-se porque trabalhar imagens, permite desenvolver alunos observadores, críticos, reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos. Nesse processo de aprendizagem, pois, contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
OBJETIVOS:
Fazer uso das fotografias produzidas pelos alunos como prática pedagógica/metodologia de
ensino, através de um Concurso de Fotografias, integrando outras instituições escolares,
levando à socialização através das máquinas fotográficas.
• Mudar a postura do educando, oportunizando-o ser ativo no processo de ensino
aprendizagem, permitindo-lhe ser crítico, reflexivo, manifestando-se através das imagens
produzidas, reveladas pelo olhar único de cada um.
• Mostrar a capacidade e preocupação da escola em realizar eventos que chamem a atenção
para uma educação eficiente e eficaz, não se limitando à falta de recursos financeiros.
                A comunidade sempre participa dos eventos na escola, seja culminância de projetos,
festivais ou desfiles cívicos, os diferentes atores que compõe a escola faz dela um lugar propício para troca de informação e conhecimento por parte dos alunos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
“O educando deve fazer uso dos diferentes recursos tecnológicos e fontes de informação
para seu conhecimento.”                                                                                                    MEC, 1997.

“Desenvolver a habilidade de olhar com maior cuidado para as imagens ou objetos,
compreender e interpretar, descobrir a percepção criadora que está dentro de cada um, acreditar
na capacidade do aluno de criar, de inovar, ampliar e instigar infinitas maneiras de observar e
recriar. Educar o olhar para aprender a gostar da imagem e compreender finalmente as suas
inúmeras possibilidades dentro do complexo processo de criação.”                                       (KLEE)
Cada educador deverá  elaborar uma atividade ou projeto fazendo uso das fotografias. Ver
a melhor forma de trabalhar determinados conteúdos em sala de aula, fazendo uso das imagens.
O objetivo não é  simplesmente sair fotografando tudo, mas precisamos de um começo.
1° Momento: Perguntamos em sala quem gosta de fotografias, depois pergunta  se
Eles  gostam de sair nas fotos ou apenas fotografar. Define-se o que , como e onde vamos fotografar. De posse das fotografias iremos a sala de informática para vermos o que fotografamos.
2º Momento: uma oportunidade de ensinar algo a mais aos nossos alunos, em parceria com a professora de Artes os alunos deverão buscar na internet a história da fotografia e como ela pode ser entendida como arte. Os alunos poderão pesquisar varias fotografias premiadas e a importância dessa para a sociedade. Nesse momento os educandos terão como desafio fotografar a eles mesmo em poses como a da Monaliza, uma brincadeira que oportunizará  a eles conhecimentos sobre quadros de pintores  renomados.
3º Momento: uma palestra com um profissional da área é indicado para fornecer noções básicas na arte de fotografar.
4° Momento:Partir para uma aula de campo. , com roteiro já definido.
5° Momento: De volta a escola os alunos foram a sala de informática e transferiram as
fotos das maquinas para o computador. Fazendo uso do “Microsoft Office Picture Manager”  eles puderam recortar suas fotografias, mudar cor, contraste, brilho, testar diversas maneiras de como ficariam melhor as fotografias. Terminada essa etapa elas gravaram suas fotografias no CD. Solicitamos a professora de Língua Portuguesa que realizasse a leitura do edital com os
alunos em sala e trabalhassem a interpretação de texto, assim já trabalhávamos algo que
consideramos importante pois, alunos se preparam para concursos públicos e nada melhor do que  começar na escola a ler editais.
6° Momento: pedimos aos alunos que produzissem um texto a respeito do que estudaram,
sua interpretação da fotografia antiga e da atual. Depois da correção eles realizaram uma
exposição com as fotografias e o texto na escola. Por fim realizaram suas inscrições no concurso. Em nosso trabalho os alunos realizaram pesquisa sobre a cidade e buscaram fotografias antigas da cidade com o objetivo de ver como a cidade era antes e como ela esta agora, as modificações que ocorreram no espaço geográfico da mesma ao longo dos anos.
Elaboramos um edital do Concurso de Fotografias “Olhares”. Tendo como tema:
Natureza, Cidade, Patrimônio Histórico, Família, Retrato, Grafismo, Escola e Fotos em
Movimento.
Sabemos que questões ligado ao meio ambiente e a natureza são sempre trabalhados na
sala de aula por isso escolhemos esse tema. Com objetivo de fazer com que os alunos
valorizassem mais suas famílias criamos a categoria família.
Foram criados blogs pelos alunos e professores, inclusive o blog do Concurso com o edital
e dicas de como trabalhar as fotografias em sala.
Buscamos levar nossos alunos a diferentes localidades, para que esses pudessem
registrar o que haviam aprendido em sala, para que pudessem mostrar o conhecimento e visão que têm sobre o mundo ao redor.
Após registros, cada professor trabalhará  seu tema, seu conteúdo em sala de aula, proporcionando aulas dinâmicas e prazerosas. Após os trabalhos desenvolvidos, os alunos
puderam optar se iam ou não se inscrever no Concurso. Realizaremos uma noite de premiação, com todos os alunos participantes, seus pais e professores, enviamos convites a todos, premiaremos os alunos e sortearemos prêmios entre todos. 

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