terça-feira, 19 de junho de 2012

SOS nossa Língua 3

REVISÃO GERAL DE FONÉTICA REVISÃO GERAL DE FONÉTICA FALE PORTUGUÊS 1 A língua portuguesa do Brasil, já distinta em tantos aspectos daquelas 2 faladas em outros países, nos confere identidade. Travestida de cultura, de 3 e formas brasileiras, tem mantido nossa unidade e e____ibido ao 4 mundo a imagem do Brasil e a alma brasileira 5 Mas algo de muito preocupante está acontecendo com essa língua. 6 Por conta de um deformado entendimento de globali____ação, nossa língua 7 nacional, juntamente com a cultura brasileira, está sendo, de forma 8 muito abra____iva, corroída pela incorporação leviana do inglês no nos- 9 so dia-a-dia. 10 Há quem diga que isso é reflexo da globali___ação e que acon- 11 tece em todos os países. E que, se o Brasil qui___er estar inserido no 12 cenário mundial deve falar inglês. 13 Isso é miopia cultural, falta de personalidade. No cenário mundial, 14 quem não tem identidade não se destaca, se torna servil, sem valor. O 15 inglês deve ser apenas ferramenta de trabalho. (continua...) 1-Escolha a alternativa que completa corretamente as palavras com lacunas nas linhas 3,6,8,10 e 11 do texto: (A)s-x-z-s (B)z-s-z-s (C)x-s-s-s (D)x-z-s-s (E)s-z-x-s 2-Marque com V ou F as afirmativas abaixo, conforme forem verdadeiras ou falsas, e depois assinale a alternativa correta: a- As palavras países (linha 2) e corroídas (linha 8) recebem acento por serem palavras paroxítonas. b- A conjunção mas (linha 5) introduz uma idéia de oposição ao que é dito no primeiro parágrafo. c -O encontro vocálico das palavras língua (1.1) e cenário (1inha 12) são classificados como ditongos crescentes.. d- A letra S nas Palavra países (1inha 2) e brasileiras (1inha 3) representa o fonema /z/. (A)V - F - F- V- (C)F-V-V-V (E)F-F--V-V (B)V-V- F - F (D)F-F-V-F- 3- Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam hiato. a) poesia — aorta — meeiro b) lagoa — ruivo — trejeito c) ciúme — vaidade — água d) degrau — voo — faísca 4 - Observando a sílaba tônica das palavras, assinale o grupo em que todas se classificam como paroxítonas. a) bisturi — especial — iodo b) símbolo — maleável — biquíni c) almoço — motocicleta — substantivo d) somente — mexerica — canavial 5 - Assinale a alternativa em que uma das palavras deve receber acento gráfico. a) Ele sempre conclui os assuntos de modo original. b) Os coroneis eram muito elogiados. c) Os tupis habitavam algumas regiões do Brasil. d) Aquele balão estava quase caindo na mata. 6- De acordo com o contexto, em qual alternativa a palavra em destaque está corretamente grafada? a) O acidente ocorreu a duas horas. b) Porque todos precisam se envolver no projeto? c) O presidente foi à televisão afim de pedir a compreensão do povo. d) Sempre se comporta mal na sala aquele aluno. 7- Assinale a alternativa em que não há conotação. a) E deixe que as mãos cálidas da noite encontrem seu olhar. b) “Sedução” é um comédia romântica, muito lírica e sensual. c) As lágrimas daquele mar são lágrimas de saudade. d) As crianças são as flores da nossa vida 8 -“Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse.“ (Manuel Bandeira) Com relação aos vocábulos grifados no texto acima, pode-se afirmar que: a) há 2 trissílabos, 1 monossílabo e 2 dissílabos b) há dígrafo nas palavras tosse, que e febre. c) há encontros consonantais em tosse, que e febre d) há um hiato 9 - Em relação à ortografia, observe as frases abaixo e considere seus comentários. Em seguida, assinale a alternativa correta. a) ‘Preço do cochão mole: 2.50 o kg’’ (cartaz colocado num açougue). Comentário: Há erro de grafia na palavra cochão, que deve ser escrita com x e não ch.É um tipo de erro relativamente comum, que pode ser explicado pela questão da analogia fonética existente nas palavras ‘‘coxão " (coxa) / colchão. b )‘‘Temos vários equipamentos de suspensão abaixo do custo’’ (Promoção de uma oficina mecânica) Comentário: Há erro de grafia na palavra grifada, que deve ser escrita com ç (suspenção); além disso, esta foi usada inadequadamente para o objetivo a que se propõe. c) “Nossa tacha de juros é menor” (propaganda de uma loja). Comentário: Não existe erro de grafia em tacha, já que a palavra, no contexto, refere-se a tributo, imposto, e não ao objeto prego. d ) ‘‘Venham conferir! Preços que não estrovam seu orçamento! (chamariz de um supermercado). Comentário: Nessa frase, não há erro de grafia, pois pode-se grafar o verbo sublinhado como estrovam ou estorvam. 10.Considere os fenômenos fonéticos a seguir: (1) letra que representa mais de um fonema; (2) letra que não representa nenhum fonema; (3) correspondência total de fonemas e letras. Assinale a alternativa cujas palavras apresentam, na ordem em que são citados, os fenômenos fonéticos acima. (A) exceção - fachada - logradouros (B) herma - clássica - exceção (C) reflexões - hábito - executada (D) fachada - Recorremos - reflexões (E) pontilhada - herma - clássica 11. Associe as colunas, relacionando a razão da acentuação ou não e a correspondente palavra do texto. (1) Oxítona ( ) europeias(linha 08) (2) Paroxítona ( ) teríamos(linha 12) (3) Proparoxítona ( ) construídos (linha 22) (4) Ditongo aberto ( ) responsável(linhas 31 e 32) (5) Hiato A alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é: (A) 3 – 1 – 2 - 5. (B) 4 - 2- 3 - 1. (C) 4 – 3 – 5 - 2. (D) 5 – 2 – 4 - 1. (E) 5 – 3 – 4 - 2 12. O juiz expediu o ________ de prisão. João procurou agir com ______, mas solicitou que o relatório fosse _______, pois continha alguns erros. Complete as lacunas com a alternativa correta. a) mandato – discrição – retificado b) mandado – descrição – ratificado c) mandado – discrição – retificado d) mandato – descrição – ratificado 13. O emprego de mal e mau, nesta respectiva ordem, em uma das opções abaixo, está errado. Assinale-a. a) Quem é ____ pratica o ____ . (mal/mau) b) Não há ____ que sempre dure nem bem que nunca se acabe. Não deseje _____ ao próximo. (mal/mal) c) Antes só do que ____ acompanhado. Ele é um _____ aluno. (mal/mau) d) ______ recebeu o dinheiro, saiu gastando por aí e fez _____ uso dele. (mal/mau) e) Nunca mais empregaremos _______ estas palavras: _____, o advérbio, e ______, o adjetivo. (mal/mal/mau) 14. (UFPR) Que frases terão suas três lacunas corretamente preenchidas por «HÁ», «POR QUE» e «A», respectivamente: 1. Se estavam ......... três passos da margem, ..................não veriam o peixe quando viesse............. tona? 2. O trem partiu de Paranaguá ...............duas horas ,.....................ainda não chegou ................... Curitiba? 4. O prédio só estará pronto daqui .......... dois meses, ................ as chuvas impediram o transporte de material até ...... obra. 8. Então ........... um só inscrito no curso? ................... não se fez referência ............... isso antes? 16 Se não .............avião para Curitiba, não sei ................. não vamos imediatamente ......... Estação Rodoviária? 32. Estamos ............ três semanas da prova de História e vocês ainda não explicaram as razões ............ Jânio Quadros renunciou ......... presidência. 15. (UNI TAU-SP) Complete as orações a seguir escolhendo um dos vocábulos indicados e numerados entre parênteses, para completar o sentido correto das mesmas: I. .............................o erro, o documento foi aceitO. (1) ratificado (2) retificado II. O jovem portou-se com ................... e boas maneiras. (3) descrição (4) discrição III. Não tenho capacidade para conversar com pessoa tão................. (5) iminente (6) eminente IV. O ....................é tão intenso na época de férias que preferimos andar a pé. (7) tráfego (8) tráfico. V. Se as leis forem ................... , as penalidades serão aplicadas. (9) infringidas (10) infligidas a) 1 — 4 -- 6— 8— 10 b) 2 — 3 — 5 — 7 — 10 c) 2—4—6—7—9 d) 1 — 4 — 5 — 8 — 9 e) 1 — 3 — 5 — 8 Gabarito: 1-d, 2-c, 3-a, 4-c, 5-b, 6-d, 7-b, 8-d, 9-a, 10-c, 11-c, 12-c, 13-a, 14-10 (2/8), 15-c.

SOS nossa Língua 2

QUESTÕES SOBRE ADJETIVOS 1.Relativamente à concordância de adjetivos compostos indicativos de cores, uma dentre as seguintes alternativas está INCORRETA. Qual? a) Pele morena-clara. b) Vestidos amarelo-ouro c) Blusas vermelho-sangue d) Olhos castanho-escuros 2.Os jogadores eram latino-americanos. Seus olhos e cabelos eram castanho-claros e brilhantes. Usavam uniformes verde-limão e sandálias azul-piscinas, um traje bizarro. De acordo com a seqüência dos adjetivos compostos presentes nesse texto, um está flexionado de forma incorreta. Qual? a) O primeiro. b) O segundo. c) O terceiro. d) O último. 3. Assinale a única alternativa em que não há adjetivo ou locução adjetiva. a) “A vida é combate,/ Que aos fracos abate,/Que os fortes, os bravos,/ Só pode exaltar.” (Gonçalves Dias) b) “Alguns dias dava-lhe gana de satisfazer o apetite, devorando lascas de pirarucu assado, com farinha d’água e lata de marmelada,..” (Inglês de Sousa) c) Para os índios, o ingresso na vida adulta é sinônimo de mudanças mais radicais. Eles precisam ter coragem e sangue-frio para cumprir os rituais de passagem. d) Para os brancos, penugens no rosto e menstruação representam “os rituais” de que necessitam para a chamada vida de adulto. 4. Qual das frases abaixo apresenta locução adjetiva? a) Foi importante a construção da ponte. b) Já comeste queijo de Minas? c) A casa fora povoada de malandros. d) Chegou rápido a resposta ao jornalista. 5. Assinalar a alternativa em que a flexão de número dos adjetivos e substantivos compostos esteja incorreta. a) As calças azuis-marinho dos guarda-civis já estão rasgadas. b) Os ternos verde-mar dos redatores-chefes causam boa impressão aos recém-contratados. c) As borboletas cor-de-laranja são verdadeiras obras-primas do Criador. d) Trabalhar nos navios-fábrica ítalo-franco-germânicos era um desafio para as equipes médico-cirúrgicas. 6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras fazem o plural da mesma forma do termo grifado no trecho a seguir: “Portanto, repito, esse lamentável episódio...” a) intelectual, verossímil, terrível; b) gradual, terrível, intelectual; c) impensável, inverossímil, indiscutível d) indiscutível, jornal, atual. 7.O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é: a) Está chovendo bastante; b) Sou o funcionário mais dedicado da repartição c) Ele é um bom funcionário; d) João Brandão foi tremendamente inocente. e) João Brandão é mais dedicado que o vigia. 8. O termo em destaque á um adjetivo desempenhando a função de um nome em: a) “O coitado está se queixando dela com toda razão. b) “É uma palavra assustadora.” c) “Num loguinho aceita-se até o cheque frio” d) Entre ter um caso e uma casinha há diferença. 9. Os superlativos sintéticos eruditos de negro, veloz e bom são, respectivamente: a) negríssimo, velocíssimo, ótimo. b) nigérrimo, velocíssimo, ótimo. c) nigérrimo, velocíssimo, boníssimo. d) negríssimo, velocíssimo, boníssimo, e) Nenhuma das alternativas anteriores, Gabarito: 1-a,2-d, 3-a, 4-b, 5-q, 6-c, 7-d, 8-a,9-b. QUESTÕES SOBRE SUBSTANTIVOS 1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo: a) Na escuridão miserável ela entrou; c) Na miserável escuridão ela se perdeu; b) A miserável perdeu-se na escuridão; d) A menina era miserável. e) A miserável menina perdeu-se na escuridão; 2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta: a) abelhas-mestra /couves-flor; b) más-línguas / cajás-mirins c) amores-perfeito / capitães-mores; d) sabiás-pirangas / boas-vidas; e) obra-primas / guardas-civil. 3.É correto afirmar que: a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”, “grãos-duques” e “bel-prazeres”. b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino. c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição. d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras. e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos. 4. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural: a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões. b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos. c) Melões, capitães, sótões, tabeliães. d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos. e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos. 5. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como: a) derivado, derivado e primitivo. b) derivado, primitivo e primitivo. c) primitivo, derivado e derivado. d) primitivo, primitivo e derivado. 6. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos: a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão... b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvo, gritaram pro leão... c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão.... d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão. 7.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo. a) “Ele pegou um peixão Quatro quilos!” b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...” c) O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele. d) “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.” 8.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a alternativa em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido, a) O rádio - A rádio b) O colega - A colega c) O estepe - A estepe d) O cabeça - A cabeça Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: - Você aí, menino, para onde vai essa estrada? - Ela não vai não: nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como você se chama? - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé. (Paulo Mendes Campos) 9-Considere as afirmativas: I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos. II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva. III-A palavra “soalheira” é formada por derivação sufixal. Está(ão) correta(s): a)Apenas 1. b)Apenas II. c)Apenas III. d)Apenas I e II. e)I, II e III. 10.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino: a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem b) cal, faringe, dó, alface, telefonema c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina e) jacaré, ordenança, sofisma, análise, nauta 11. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta: (1) óleo santo ( ) a moral a) 6,1,4,3,52 (2) a relva ( ) a crisma, b) 6,3,4,1,2,5 (3) um sacramento ( ) o moral c) 4,1,6,3,5,2 (4) a ética ( ) o crisma d) 4,3,6,1,2,5 (5) a unidade de massa ( ) a grama e) 6,1,4,3,2,5 (6) o ânimo ( ) o grama 12. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a. a) irmãozinhos b) papelzinhos c)coraçõezinhos d) heroizinhos e) lençoizinhos 13. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico? a) “Perdi o bonde e a esperança.” b) “Volto pálido para casa.” c) “Vou subir a ladeira lenta.” d) “Com um insolúvel flautim.” e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.” 14. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum. a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião. b) Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança. c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores. d) As famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência. e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia. 15.Identifique o substantivo que só se usa no plural: a) lápis b) pires Interjeições c) tênis d) ônibus e) idos Gabarito: 1-b, 2-b, 3-b, 4-d, 5-a, 6-b,7-b, 8-b, 9-e, 10-a, 11-d, 12-b, 13-e, 14-c, 15-e. QUESTÕES SOBRE SUBSTANTIVOS 1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo: a) Na escuridão miserável ela entrou; c) Na miserável escuridão ela se perdeu; b) A miserável perdeu-se na escuridão; d) A menina era miserável. e) A miserável menina perdeu-se na escuridão; 2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta: a) abelhas-mestra /couves-flor; b) más-línguas / cajás-mirins c) amores-perfeito / capitães-mores; d) sabiás-pirangas / boas-vidas; e) obra-primas / guardas-civil. 3.É correto afirmar que: a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”, “grãos-duques” e “bel-prazeres”. b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino. c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição. d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras. e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos. 4. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural: a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões. b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos. c) Melões, capitães, sótões, tabeliães. d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos. e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos. 5. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como: a) derivado, derivado e primitivo. b) derivado, primitivo e primitivo. c) primitivo, derivado e derivado. d) primitivo, primitivo e derivado. 6. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos: a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão... b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvo, gritaram pro leão... c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão.... d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão. 7.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo. a) “Ele pegou um peixão Quatro quilos!” b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...” c) O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele. d) “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.” 8.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a alternativa em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido, a) O rádio - A rádio b) O colega - A colega c) O estepe - A estepe d) O cabeça - A cabeça Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: - Você aí, menino, para onde vai essa estrada? - Ela não vai não: nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como você se chama? - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé. (Paulo Mendes Campos) 9-Considere as afirmativas: I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos. II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva. III-A palavra “soalheira” é formada por derivação sufixal. Está(ão) correta(s): a)Apenas 1. b)Apenas II. c)Apenas III. d)Apenas I e II. e)I, II e III. 10.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino: a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem b) cal, faringe, dó, alface, telefonema c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina e) jacaré, ordenança, sofisma, análise, nauta 11. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta: (1) óleo santo ( ) a moral a) 6,1,4,3,52 (2) a relva ( ) a crisma, b) 6,3,4,1,2,5 (3) um sacramento ( ) o moral c) 4,1,6,3,5,2 (4) a ética ( ) o crisma d) 4,3,6,1,2,5 (5) a unidade de massa ( ) a grama e) 6,1,4,3,2,5 (6) o ânimo ( ) o grama 12. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a. a) irmãozinhos b) papelzinhos c)coraçõezinhos d) heroizinhos e) lençoizinhos 13. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico? a) “Perdi o bonde e a esperança.” b) “Volto pálido para casa.” c) “Vou subir a ladeira lenta.” d) “Com um insolúvel flautim.” e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.” 14. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum. a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião. b) Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança. c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores. d) As famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência. e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia. 15.Identifique o substantivo que só se usa no plural: a) lápis b) pires Interjeições c) tênis d) ônibus e) idos Gabarito: 1-b, 2-b, 3-b, 4-d, 5-a, 6-b,7-b, 8-b, 9-e, 10-a, 11-d, 12-b, 13-e, 14-c, 15-e.

SOS nossa Língua

QUESTÕES SOBRE SUJEITO 1. Estabeleça a correta correspondência: IN - para sujeito inexistente SS — para sujeito simples SC — para sujeito composto SO — para sujeito oculto SI — para sujeito indeterminado 1. ( ) Todo aquele monumento foi restaurado. 2. ( ) Muitos vícios são curados pelas boas leituras. 3. ( ) O substantivo varia em relação a gênero, número e grau. 4. ( ) Teresinha continua a mesma doçura. 5. ( ) Elogiaram o Eleutério.. 6. ( ) ( ) Faz quatro noites que te estou observando. 7. ( ) Chegaram, ontem, de trem, minha filha e meu irmão. 8..( ) Alguém chegou atrasado. 9. ( ) Carla e eu entramos apressados no cinema. 10. ( ) Continuaremos o trabalho de nossos pais. 11.( ) Mais de um menino cresceu ali, alegremente. 12.( )( ) Quanta beleza existe aqui! Quanta fartura há nesta terra! 13.( ) ( )Estava frio e ele andava depressa para aquecer-se. 14.( ) Andávamos todos preocupados com o futuro. 15.( )Em alguns pontos da cidade, só se anda a pé. 2. Preencha a segunda coluna conforme o código estabelecido na primeira e assinale a alternativa correta de acordo com essa relação: (1) sujeito determinado simples (2) sujeito indeterminado (3) sujeito desinencial (implícito na terminação verbal) (4) sujeito paciente (5) sujeito inexistente ( ) Era um mistério curioso aquela vida. ( ) No auge da rebelião, houve um tiroteio de quinze minutos entre policiais e bandidos. ( ) Quando se dispõe de força interna, vive-se melhor. ( ) Corrigiram-se os artigos após a última emenda do jornalista. ( ) Nem quererá despejá-lo imediatamente. a) 5 - 3 - 2 - 1 – 4 c) 1 – 5 – 2 - 4 - 3 b) 5 - 3 - 2 - 4 - 1 d) 1 – 3 – 5 – 2 - 4 e) 1 – 5 – 3 – 2 - 4 3. Quando a oração não tem sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular. Esta afirmação pode ser comprovada em: a) Chegou o pacote de livros. d) Não procede a acusação contra ele. b) Existe muita gente amedrontada. e) É proibida a entrada. c) Ainda há crianças sem escola. 4. Assinale a alternativa em que o sujeito é inexistente: a) Precisa-se de empregados. d) Vai fazer dois anos que ... b) Chamaram-no às pressas. e) Chegaram notícias do exterior. c) Precisamos permanecer atentos. 5. Assinale a alternativa em que ocorre sujeito composto: a) Deus, Deus que farei? b) Os livros contemplei, os quadros e as outras obras. c) Nós, os homens do futuro, venceremos. d) Foram João e Maria. e) Ontem foi João e José, hoje. 6. "Que há entre a vida e a morte?" a) O sujeito do verbo haver é o pronome interrogativo que . b) Tem-se uma oração sem sujeito c) O sujeito é indeterminado d) O sujeito está oculto. e) O sujeito é “uma certa ponte”. 7. (PUC) "Em 1949 reuniram-se em Perúgia, Itália, a convite da quase totalidade dos cineastas italianos, seus colegas de diversas partes do mundo." O núcleo do sujeito de "reuniram-se" é: a) cineastas b) convite c) colegas d) totalidade e) se 8. (OMEC-SP) Assinale a frase em que há sujeito indeterminado: a) Compram-se jornais velhos. c) Chama-se José o sacerdote. b) Confia-se em suas palavras. d) Choveu muito. e) É noite. 9. (UM-SP) O sujeito é simples e determinado em: a) Há somente um candidato ao novo cargo, doutor? d) Que calor, filho! b) Vive-se bem ao ar livre. e) Viam-se eleitores indecisos. c) Chama-se João o garoto. 10. (UNIRIO) Em "Na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido", temos oração: a) sem sujeito d) com sujeito indeterminado b) com sujeito simples e claro e) com sujeito composto c) com sujeito oculto 11. (FCMSC-SP) Observe as orações seguintes: 1. Dizem por aí tantas coisas... 2. Nesta faculdade acolhem muito bem os alunos. 3. Obedece-se aos mestres. O sujeito está indeterminado: a) somente na 1 c)na 2 somente e) nas três orações b) na 2 somente d) na 3 somente 12. (FAENQUIL-SP) No período: "Ser amável e ser egoísta são coisas distintas", o sujeito é: a) indeterminado c) “coisas distintas” e) n.d.a b) "ser amável" d) “ ser amável e ser egoísta” Gabarito: 1-SS, SS, SS, SS, SI, IN/SO, SC, SS, SC,SO, SS/IN, IN/SS, SO,SI. 2-c, 3-c, 4-d, 5-d, 6.b, 7-c, 8-b, 9-c, 10-b, 11-e, 12-d. REVISÃO GERAL DAS CLASSES GRAMATICAIS 1. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições: a) durante, entre, sobre b) com, sob, depois c) para, atrás, por d) em, caso, após e) após, sobre, acima 2. (TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente: a) verbo, substantivo, substantivo d) pronome, adjetivo, substantivo b) verbo, substantivo, advérbio e) pronome, adjetivo, adjetivo c) verbo, substantivo, adjetivo 3. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo: a. "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio." b. "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos." c. "Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis." d. "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..." e. "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que era delas." 4. (SANTA CASA) O "que" está com função de preposição na alternativa: a) Veja que lindo está o cabelo da nossa amiga! b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem és. c) João não estudou mais que José, mas entrou na Faculdade. d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro. e) Não chore que eu já volto. 5. (UF-MG) As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em: a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo. b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho. c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira. d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim. e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça. 6. (PUC) No trecho: "E o azul, o azul virginal onde as águias e os astros gozam, tornou-se o azul espiritualizado...", as palavras destacadas correspondem morfologicamente, pela ordem, a: a) adjetivo - pronome relativo - substantivo - pronome relativo b) substantivo - pronome relativo - substantivo - pronome reflexivo c) adjetivo - advérbio - substantivo - pronome reflexivo d) substantivo - advérbio - advérbio - pronome relativo e) adjetivo - conjunção - substantivo - pronome 7. (UM-SP) Na frase "As negociações estariam meio abertas só depois de meio período de trabalho", as palavras destacadas são, respectivamente: a) adjetivo, adjetivo b) advérbio, advérbio c)advérbio, adjetivo d) numeral, adjetivo e) numeral, advérbio 8. (UN-UBERLÂNDIA) Das frase seguintes, uma contém uma locução adjetiva. Marque-a: a) Esta é a torneira de água quente. d) Esta boneca é muito feia. b) Comprei uma lâmpada vermelha. e) Ela é uma mulher corajosa. c) O piano dela é alemão. 9. (UNIFOR-CE) Na frase: "Passaram dois homens a discutir, um a gesticular e o outro com a cara vermelha", o termo a está empregado, sucessivamente, como: a) artigo, preposição, preposição b) pronome, preposição, artigo c) preposição, preposição, artigo d) preposição, pronome, preposição e) preposição, artigo, preposição 10. (ITA) Nos trechos: "A menina conduz-me diante do leão..."; "... sobre o focinho contei nove ou dez moscas..."; "... a juba emaranhada e sem brilho." Sob o ponto de vista gramatical, os termos destacados são, respectivamente: a) locução adverbial, locução adverbial, locução adverbial b) locução conjuntiva, locução adjetiva, locução adverbial c) locução adjetiva, locução adverbial, locução verbal d) locução prepositiva, locução adverbial, locução adjetiva e) locução adverbial, locução prepositiva, locução adjetiva 11. (UNB-DF) Assinale a frase em que "meio" funciona como advérbio: a) Só quero meio quilo. b) Parou no meio da rua. c) Achei-o meio triste. d) Comprou um metro e meio. e) Descobri o meio de acertar. 12. (FUVEST) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção: a) portanto b) pois c) e d) embora e) como 13. (FECAP) Classifique as palavras como nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses: 1) preposição 2) conj. subord. causal 3) conj. subord. conformativa 4) conj. coord. comparativa 5) adv. interrogativo de modo ( ) Perguntamos como chegaste aqui. ( ) Tinha-o como amigo. ( ) Percorrera as salas como eu ( ) Como estivesse frio, fiquei em casa. ( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos. a) 2 - 4 - 5 - 3 – 1 b) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 c) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 d) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 e) 5 - 1 - 3 - 2 - 4 14. (UFUB-MG) Talvez seja bom que o proprietário do imóvel possa desconfiar de que ele não é tão imóvel a ssim. A palavra destacada é, respectivamente: a) substantivo e substantivo b) advérbio e adjetivo c) substantivo e adjetivo d) adjetivo e advérbio e) adjetivo e verbo 15. (FESP) Assinale a alternativa correspondente à classe gramatical da palavra A, respectivamente: Esta gravata é a que recebi; Estou disposto a tudo; Fiquei contente com a nota; Comprei-a logo que a vi. a) artigo - artigo - preposição - preposição b) preposição - artigo - pronome demonstrativo - artigo c) pronome demonstrativo - preposição - artigo - pronome pessoal d) pronome pessoal - preposição - artigo - pronome pessoal e) nenhuma das alternativas 16. (PUC) No trecho: "Todo romancista, todo poeta, quaisquer que sejam os rodeios que possa fazer a teoria literária, deve falar de ... o mundo e o escritor fala, eis a literatura." A palavra destacada é: a) advérbio de inclusão b) palavra denotadora de exclusão c) advérbio de designação d) palavra denotadora de designação e) conjunção subordinativa 17. (FESP) Assinale a opção em que o A é, respectivamente, artigo, pronome pessoal e preposição: a) Esta é a significação a que me referi e não a que entendeste. b) A dificuldade é grande e sei que a resolverei a curto prazo. c) A escrava declarou que preferia a morte à escravidão, d) Esta é a casa que comprei e não a que vendi a ele. e) A que cometeu a falta receberá a punição. 18. (FAAP) Assinale a alternativa cuja relação é incorreta: a) Sorria às crianças que passavam - pronome relativo b) Declararam que nada sabem - conjunção integrante c) Que alegre manifestação a sua - advérbio de intensidade d) Que enigmas há nesta vida - pronome adjetivo indefinido e) Uma ilha que não consta no mapa - conjunção coord. explicativa 19. (FAU-SANTOS) Em "Vem caindo devagar / Tão devagar vem caindo / Que dá tempo a um passarinho... . " A palavra que dá idéia de: a) comparação b) causa c) oposição d) consequência e) condição 20. (PUCC) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome: a) O homem que chegou é meu amigo. b) Notei um quê de tristeza em seu rosto. c) Importa que compareçamos. d) Ele é que disse isso! e) Vão ter que dizer a verdade. 21. (UNIMEP) "Ele era um bom profissional, no entanto, não o contrataram." Comece com: "Não o contrataram, ..." a) por isso b) entretanto c) mas d) ainda que e) uma vez que 22. (UFE VIÇOSA-MG) Ele assumiu a chefia do cargo, embora não estivesse preparado para isso. Comece com: Ele não estava ... a) todavia b) desde que c) de forma que d) conforme e) porquanto 23. (UFE VIÇOSA-MG) Você entregou a carta ao meu correspondente? Comece com: Perguntei-lhe desconfiado ... a) que b) se c) como d) para que e) quanto 24. (UEPG-PR) Na oração: "Certos amigos não chegaram a ser jamais amigos certos", o termo destacado é sucessivamente: a) adjetivo e pronome b) pronome adjetivo e adjetivo c) pronome substantivo e pronome adjetivo d) pronome adjetivo e pronome indefinido e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto 25. (UM-SP) Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta idéia de adversidade: a) Não achou os documentos e nem as fotocópias. b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou. c) Não só aprecio a Medicina como também a Odontologia. d) Escutei o réu e lhe dei razão. e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão. 26. (UM-SP) Assinale a alternativa em que a palavra como assume valor de conjunção subordinativa conformativa: a.Como ele mesmo afirmou, viveu sempre tropeçando nos embrulhos da vida. b.Como não tivesse condições necessárias para competir, participou com muita insegurança, das atividades esportivas. c.As frustrações caminham rápidas como as tempestades das matas devastadoras. d.Indaguei-me apreensiva como papai tinha assumido aquela contínua postura de contemplação. e.Como as leis eram tentativas naquele vilarejo, todos os moradores tentavam um meio de obediência às normas morais. 27. (UM-SP) No período "O povoado século XX está a bordo de uma vida desgastante, cheia de imprevistos inconvenientes", a preposição em realce está indicando relação de: a) fim b) modo c) lugar d) meio e) causa 28. (OBJETIVO) Assinale a opção em que o termo destacado, quando posposto ao substantivo, muda de significado e passa a pertencer a outra classe de palavras: a) complicada solução b) certos lugares c) inapreciável valor d) engenhosos métodos e) extraordinária capacidade 29. (MACK) "Tempo-será" A Eternidade está longe / (Menos longe que o estirão / Que existe entre o meu desejo / E a palma da minha mão). / Um dia serei feliz? / Sim, mas não há de ser já: / A Eternidade está longe / Brinca de tempo-será." (Manuel Bandeira) Em "Brinca de tempo-será", podemos afirmar que, morfologicamente, tempo-será é: a) adjetivo composto b) locução adjetiva c) advérbio d) substantivo composto e) locução adverbial 30. (BB) Não contém locução adjetiva: a) Só há tristezas na guerra. b) Olha a beleza do céu. c) Vede a majestade do mar d) Fala da situação da economia. e) Admirai a grandeza do Universo. 31. (BB) Ele discursou de improviso. O termo sublinhado é locução: a) adverbial b) adjetiva c) conjuntiva d) prepositiva e) explicativa 32. (BB) Única oração contendo, simultaneamente, pronome, advérbio e preposição: a) João viajou ontem com a esposa. b) Não queremos partir agora. c) Ele é muito bom quando sóbrio. d) O que me pede está muito difícil de conseguir. e) Hoje os atletas correrão por aqui. 33. (BANESPA) Assinale a alternativa em que é incorreta a correspondência entre a locução adjetiva equivalente: a) investimento de vulto: investimento vultuoso. b) azul do céu: azul celeste. c) calor de verão: calor estival. d) ilha de gelo: ilha glacial. e) empréstimo com usura: e mpréstimo usurário. 34. (BANESPA) "Que altas são as montanhas daqui!" Nesta frase, o termo grifado classifica-se como: a) conjunção subordinativa causal d) pronome interrogativo b) conjunção subordinativa integrante e) advérbio de intensidade c) pronome relativo 35. (FAC. FRANCISCANAS) Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio e adjetivo, respectivamente. a. Só quis meio quilo. Era já meio caminho andado. b. Ficou meio triste, porque o professor lhe havia tirado meio ponto. c. Descobri o meio de acertar o carro no meio-fio da calçada. d. Usara de um meio, que me deixou meio indeciso. e. Comprou somente um metro e meio de pano, porque não tinha outro meio de pegá-lo. 36. (UNIRIO) A palavra sublinhada em Que fim levou o saca-rolhas?, pertence à mesma classe daquela destacada numa das opções abaixo. Assinale-a: a) Não recitou o poema que pedíramos. b) Saia, que promessas não nos comovem. c) Queria saber que dificuldades ainda enfrentaremos. d) E se repetisse que tudo não passara de um engano? e) Que lindo dia! 37. (FUVEST) Nas frase abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada. 1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nos partíramos..." 2. ....... estivesse doente faltei à escola. 3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons. 4. Pedro será aprovado ....... estude. 5. ....... chova sairei de casa. As conjunções retiradas são, respectivamente: a) quando, ainda que, sempre que, desde que, como b) que, como, embora, desde que, ainda que c) como, que, porque, ainda que, desde que d) que, ainda que, embora, como, logo que e) que, quando, embora, desde que, já que 38. (FUVEST) "Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade." O segmento grifado poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por: a) desde que - imponhas b) conquanto - imponhas c) se bem que - impões d) porquanto - impões e) contanto que - imponhas 39. (TRE-MG) A classe da palavra destacada está incorretamente indicada nos parênteses em: a.O que se observa são as vãs tentativas da polícia de seguir seus rastros. (adjetivo) b. As pessoas a quem me refiro certamente aprovaram medidas mais enérgicas. (pronome relativo) c.São muitas as pessoas que já experimentaram o que estou vivendo. (conjunção integrante) d. Intimaram o suspeito a comparecer perante o delegado, para dar outras explicações (preposição) e. Novos telefonemas aconteceram, sempre com as provas de que o seqüestro estava vivo. (advérbio) 40. (TRE-RJ) "porque naqueles perduraram por mais tempo hábitos feudais, quer nas relações jurídicas, quer nas econômicas". Das alternativas processadas na passagem acima, aquela em que ocorre substancial mudança de sentido é: a. ....., seja nas relações jurídicas, seja nas econômicas. b. ....., não nas relações jurídicas, mas sim nas econômicas. c......, tanto nas relações jurídicas, quanto nas econômicas. d. ....., não só nas relações jurídicas, mas ainda nas econômicas. e. ....., não apenas nas relações jurídicas, senão também nas econômicas. Gabarito: 1-a, 2-c, 3-e, 4-d, 5-b, 6-b, 7-c, 8-a, 9-c, 10-a, 11-c, 12-b, 13-c, 14-c, 15-c, 16-d, 17-b, 18-e, 19-d, 20-a, 21-b, 22-a, 23-b, 24-b, 25-b, 26-a, 27-c, 28-b, 29-d, 30-a, 31-a, 32-d, 33-a, 34-e, 35-b, 36c, 37-b, 38-d, 39-a, 40-a. QUESTÕES SOBRE ADVÉRBIOS, PREPOSIÇÕES E CONJUNÇÕES 1.Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem uma circunstância de tempo, exceto: a) “E agora era desejada também” b) “Naquela noite despertaram...” c) “..não eram ainda anunciadores de desgraças...” d) “A mata dormia seu sono jamais interrompido”. e) “...já que os homens ainda não haviam chegado...” 2. Observar: “Talvez os profissionais não sintam isso bem, porque quem está envolvido vai indo meio ao sabor das pressões da época”. Os termos destacados são, na ordem em que aparecem: a) adjetivo oxítono, adjetivo dissílabo; b) advérbio monossílabo, advérbio dissílabo; c) adjetivo oxítono, advérbio trissílabo; d) advérbio monossílabo, adjetivo monossílabo. 3. Os advérbios em “mente” das alternativas abaixo, designam a mesma circunstância, exceto em: a) Os soldados combateram estoicamente até a morte. b) Os fiscais sugeriram ironicamente que os candidatos fossem submetidos a um outro exame. c) Possivelmente haverá uma nova oportunidade. d) No momento da discussão, alguns convidados saíram sutilmente sem se despedirem. 4- Assinale a alternativa em que somente advérbios foram acrescentados à frase: “O tempo passou.” a) O sofrido tempo não passou muito rápido, infelizmente. b) O tempo passou bastante, majestoso. c) Realmente, o tempo passou depressa demais. d) Sim, o curto tempo já passou. 5. “Para um coração mesquinho, / Contra a solidão agreste,/ Luiz Gonzaga é tiro certo.” (Chico Buarque) Com relação ao termo grifado, diz-se que: I - embora o termo seja um adjetivo, no texto assume papel de advérbio. Luiz Gonzaga é tiro que acontece de modo certo. II- se trata de um adjetivo com valor acessório — já que sintaticamente é um adjunto adnominal — sendo, pois dispensável em se tratando do objetivo dos versos. III- se trata de um adjetivo que carrega todo o sentido dos versos, tornando-se elemento estruturador do texto Está correto o que se afirma em: a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) II e III apenas. 6- “Nessa manhã, o coronel ia andando devagar entre os cacaueiros. Ali , antes havia uma grande mata.” As palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às circunstâncias de: a) lugar, tempo, lugar. b) lugar, modo, causa. c) tempo, modo, lugar. d) tempo, lugar, tempo. 7. Assinale a frase que não apresenta locução adverbial. a )“...a vista se perdendo no horizonte...” b) “ É mais seguro ir andando, passo a passo...” c) “... um homem que vivera nas montanhas...” d) ”... o delicioso sentimento de dignidade e liberdade.” 8. “Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo, o leão subitamente se defrontou com um pequeno rato.” As palavras grifadas nessa frase são, respectivamente: a) preposição, adjetivo, artigo, pronome e verbo. b) pronome, adjetivo, pronome, artigo e advérbio. c) preposição, substantivo, pronome, artigo e verbo. d)pronome, substantivo, artigo, pronome e advérbio. 9. “ Hoje a noite não tem luar E eu não sei onde te encontrar Pra dizer como é o amor Que eu tenho pra te dar.” No texto acima há: a) três preposições; b) três conjunções; c) três advérbios; d) três pronomes relativos. 10. A maioria dos advérbios terminados em mente são classificados como advérbios de modo. Quando aplicados ao texto, pode-se descobrir mais da relação que estabelecem com os termos da oração. Desse modo, relacione as colunas de acordo com o que se pede. I- advérbio caracterizando finalidade descritiva II- advérbio caracterizando juízo de valor III- advérbio caracterizando avaliação de quem fala IV- advérbio caracterizando um critério ( ) Lamentavelmente, não teremos como concluir os preparativos da festa no prazo previsto ( ) “A noite obscenamente acesa / Sobre meu país dividido em classes.” (Ferreira Gullar) ( ) “Em primeiro lugar observemos o avô. Igualmente lancemos um olhar para a avó.” ( ) Sofregamente, o homem vertia na boca a água que lhe escorria pelo pescoço, pelo corpo, como a matar também a sede da alma. A sequência correta: a) IV— II— III — I b) III — I — II — IV c) II — IV — I —III d) III — I I — IV —I 11. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa: a) Agi com calma. b) Os mudos falam com as mãos. c) Quase morri de vergonha. d) Aquela rua é demasiado estreita e) Apesar do fracasso, ele insistiu. 12. Na oração “Ninguém está perdido se der amor...”, a palavra grifada pode ser classificada como: a) advérbio de modo b) conjunção adversativa c) advérbio de condição d) conjunção condicional e) preposição essencial 13. “Quando eles chegaram...” A palavra sublinhada é: a) advérbio b) adjetivo c) pronome d) interjeição e) conjunção 14. “...os cipós que se emaranhavam...”. A palavra sublinhada é: a) conjunção explicativa b) advérbio interrogativo c) conjunção integrante d) preposição acidental e) pronome relativo 15. Em qual frase abaixo, a conjunção ”e” apresenta idéia de adversidade. a) “... seja essa pequena nota com um PG a lápis e uma assinatura...” b) “... revelam apenas a imaginação desordenada e o capricho estranho...” c) “... respondi com frieza a muita bondade e paguei com ingratidão...” d) “... que “S.” tenha encontrado em mim um apoio e não uma decepção” 16.Assinale a alternativa em que ocorre erro no uso da conjunção ou locução conjuntiva. a) Podem acusar-me, portanto estou com a consciência tranquila. h) Que não pedes um diálogo de amor á claro, desde que imponhas a cláusula da meia-idade. e) Da própria garganta saiu um grito de admiração, que ele acompanhou, embora com menos entusiasmo. d) Estava distraído, de forma que não o vi passar. 17.A palavra que aparece como conjunção final apenas em: a) “Que careta feia é essa? Que careta feia!” (Olodum) b) “... e o marido (...) consentiu que seu filho lhe dirigisse a palavra.” (Camilo Castelo Branco) c) “A quem estais carregando irmão das almas? (...) dizei que eu saiba.” (J. Cabral) d) ”Afastemos indiscretamente uma dobra do reposteiro que recata a câmara nupcial.” 18.Observar “Este é um pais rico, ______ a maior parte de seu povo seja muito pobre.” “É necessário lutar ______ seus sonhos se tomem realidade.” “Não foi classificado, ______ não. conseguiu realizar a última prova de aptidão.” “Viajou para o exterior, _______ concluiu seus estudos no Brasil.” As locuções conjuntivas que relacionam corretamente as orações acima são respectivamente, a) já que, para que, uma vez que, visto que. b) ainda que, para que, visto que, logo que. c) ainda que, mesmo que, apesar de quc, já que. d) mesmo que, desde que, apesar de que, assim que. 19.Observando-se o sentido que uma oração expressa em relação à outra, assinale a alternativa cujas conjunções completam correta e respectivamente os pontilhados do texto abaixo. “O controle genético do envelhecimento resultará em pessoas capazes de manter por muito mais tempo a saúde física, __________ o corpo humano não foi feito para a imortalidade, ___________ nunca será possível criar seres imortais.” a) mas — portanto b) mas — no entanto c) embora — por isso d) portanto — porque 20. Apontar a alternativa que apresenta a conjunção QUE como integrante. a) “Com efeito, ela diz que, (...) resolveu divulgá-las com a boa intenção de abrir o debate sobre um problema importante.” b) “São convidados a (...) dar satisfações por causa de faltas que não praticaram?” c) Há professores que, no dizer do jornal, são improdutivos. d) “. ..ela crucifica muita gente boa que conhecermos...” 21. Identificar as locuções, na ordem em que aparecem, usando A para adverbial, V para verbal, C para conjuntiva, e assinalara alternativa de sequência correta. a-( ) “Falando por hipótese - disse - seria possível...” b-( ) “Florentino Ariza o escutou sem pestanejar.” c-( ) “- Desde que nasci - disse Florentino Ariza..” d-( ) “O comandante Samaritano tinha tido que fazê-lo...” e-( ) “Começaram a tomar o café...” a)A,A,C,V,V; b)V,V,A,C,C; c)A,A,C,C,V; d)A,V,C,C,V. 22.Assinalar a alternativa que classifique as palavras grifadas como locução adverbial, conjunção, pronome, nessa sequência. I- “. ..ela mesma entestou’ V - “Sendo que, se ele não lembrava mais...” II - “...sempre que às vezes me louvavam...” III - “...me mandando para trás.” IV - “Sendo que, se ele não lembrava mais...” V - “...entestou que queria mostrar...” a) III, I, II, IV, V; b) III, IV, V, I, II; c)I, II, IV,III,V; d) II, IV, V, III, I. 23. "... levaram a adotar"; "a sua morte..."; "... não a pôs..." As três ocorrências do a são, respectivamente: a) preposição, pronome, preposição d) artigo, artigo, preposição b) pronome, artigo, preposição e) artigo, pronome, pronome c) preposição, artigo, pronome 24. Qual alternativa apresenta uma locução prepositiva: a) abaixo de b) à direita c) de repente d) ao léu e) de manhã 25. Os termos grifados no período “Seus lábios eram doces” classificam-se, respectivamente, como: a) numeral, adjetivo, advérbio b) substantivo, locução adjetiva, pronome c) adjetivo, substantivo, pronome d) pronome, substantivo, adjetivo e) preposição, adjetivo, substantivo Gabarito:1-e, 2-d, 3-c, 4-c, 5-c, 6-c, 7-d, 8-c, 9-c, 10-a, 11-e, 12-d, 13-d, 14-e, 15-d, 16-a, 17-c, 18-b, 19-a, 20-a, 21-a, 22-b, 23-c, 24-a, 25-d. QUESTÕES SOBRE VERBOS 1. “...enquanto punha o motor em movimento”. O verbo destacado encontra-se no: a) presente do subjuntivo; b) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo; c) presente do indicativo; d) Pretérito imperfeito do indicativo; e) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo; 2. Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo: a) Faça o trabalho. b) Acabe a lição. c) Mande a carta. d) Dize a verdade. e) Beba água filtrada. 3. Em “Restam outros sistemas fora / do solar a colonizar”. O termo verbal sublinhado é: a) futuro do subjuntivo b) mais que perfeito do indicativo c) infinitivo pessoal d) pretérito perfeito e) infinitivo impessoal 4. Esta errada a flexão verbal em: a) Requeri a pensão alimentícia b) Anseio por sua felicidade; c) Quando eu ver a nova casa... d) Não pudeste falar. e) Eu intervim no caso. 5.Analise os verbos grifados nas frase abaixo. I. Quero que você meça o comprimento da porta. II- Tinha esperança de que encontraríamos a resposta. III- Dou-te apenas um conselho: vai embora hoje mesmo. IV- Viam-se várias rosas no jardim, e o aroma entrava pelas janelas. Assinale a afirmação correta. a) Querer está no tempo presente; medir é verbo regular. b) Ter está no pretérito imperfeito do indicativo; encontrar é verbo irregular. e) Dar é verbo irregular; ir está na 2ª pessoa do plural. d) Ver está na voz passiva sintética; entrar está no pretérito imperfeito do indicativo. 6. Nas alternativas abaixo, o tempo verbal destacado indica possibilidade em: a) “... as pessoas nao estão sempre iguais (...) elas vão sempre mudando.” (Guimarães Rosa) b) “Se alguém por mim perguntar diga que eu só vou voltar quando eu me encontrar.” (Antônio F. Candeia) c) “Mesmo que se tomem as inadiáveis e urgentes medidas paliativas, sem tal plano, a cidade terá de conviver com sua natureza selvagem.” (Folha de S.Paulo/l 998) d) “Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?” (Clarice Lispector) 7. A primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo dos verbos prover, intervir, reaver são, respectivamente: a) provi, intervi, reouve. b) provi, intervim, reouve. c) provim, intervim, reavi d)provim, intervi, reouve 8. Considerando a classificação dos verbos destacados, relacione a coluna da direita de acordo com a da esquerda e assinale a alternativa com a sequência correta. 1 – regular ( ) Farei o exercício a) 3 — 5 — 1 — 2 — 4 2 – irregular ( ) Ele foi morto durante o assalto. b) 2 — 1 — 4 — 5 — 3 3 – anômalo ( ) O céu está plúmbeo. Chove. c) 1 — 5 — 4 --- 3 — 2 4 – defectivo ( ) Vão-se aos ares os pombos. d) 2 — 5 — 4 — 3 —1 5 – abundante ( ) Mobiliarei a casa quando puder. 9. “Na segunda noite / pisam as flores / matam nosso cão / e não dizemos nada.” Passando os verbos sublinhados para a segunda pessoa do singular do imperativo, teremos: a) pisa, mata, não digas. b) pise, mata, não diga. c) pisa, mate, não digas. d) pise.,inale, não diga. 10.”...Na memória, guardavam-se detalhes bem vivos...” Em que alternativa o verbo sublinhado é flexionado no plural pelo mesmo motivo que determina a flexão do verbo guardar no texto acima? a) Embora inimigos, deram-se as mãos. b) Pintam-se letreiros de diversos tipos. c) Os namorados encontrar-se-iam muitos anos depois. d) Os operários feriram-se, com suas ferramentas. 11. Assinale a alternativa em que os verbos estão conjugados conforme a norma culta. a) A diretora não interveio na nota do aluno; ele foi, pois, reprovado. b) Quando você ver o Bonê, diga-lhe que estamos com saudade. c) Quando você o vir, dize-lhe que ainda o amo muito. d) Se você se colocasse em meu lugar, perceberá melhor o problema, meu amor! 12. Flexionar os verbos entre parênteses na 2ª pessoa do singular do modo imperativo e assinalar a alternativa correta. I - (Opor) a perseverança às dificuldades. II - Não (desprezar) os conselhos dos velhos. III – (Odiar) o vício e (prezar) a virtude. IV- (Evitar) o mal e (praticar) o bem. a) Opões b ) despreza c) Odeia; preza d) Evites; pratiques 13. Marcar as alternativas que preenchem corretamente as lacunas em: “ ________ alguns minutos de pausa. Sem que o motorista, o cobrador e tu ____________ impedir, _________, concomitantemente, um sujeito da calçada e um dos passageiros.” a) seguiu-se, pudessem, atiraram b) seguiram-se, pudessem, atirou c) seguiu-se, pudésseis, atirou d) seguiram-se, pudésseis, atiraram 14. Todas as alternativas apresentam locução verbal, exceto: a) “E se ele fosse morar longe?” b) “... bastava me ignorar, se ao menos...” c) “... só eu soube que ela ia morrer.” d) “... aniversário ficamos reunidos em redor.” 15.Assinale a alternativa em que a flexão verbal está correta. a) Ontem me entreti muito no circo. b) Aliás, o circo sempre entrete todo mundo. c)O domador interviu numa briga entre dois irmãos. d) Se vocês virem que o circo não é bom, não vão lá. 16.Preencha as lacunas com a forma verbal entre parênteses: I- Algum tempo hesitei se ________abrir estas memórias. (dever - futuro do pretérito do indicativo) II - Dito isto, ele ________ às duas horas da tarde. (expirar - pretérito perfeito do indicativo) III – Eles ________ que chovia, peneirava uma chuva fininha. (acrescentar- mais-que-perfeito do indicativo) IV - O amigo intercalaria esta ideia no primeiro discurso que_________ (proferir - imperfeito do subjuntivo) a) deveria, expirava, acrescentam, proferisse. b) deveria, expirou, acrescentaram, proferisse. c) devera, expirou, acrescentavam, proferirá. d) devia, expira, acrescentam, proferiria. 17.Assinalar a alternativa que completa corretamente as frases abaixo. I - Os teóricos, neste momento, ___________ os conceitos. II - _________ muito talento os meus amigos. III - A casa ele ____________ do necessário. IV - Espero que todos do grupo ____________ crédito ao novo gerente. a) reveem/ tem/ provém/ deem b) reveem/ têm/ provém/ deem c) .reveem/teem/provem/dêem d) reveem/tem/ provêm/deem 18. Escolha forma verbal correta: “A mãe disse ao filho que fariam uma longa viagem.” No discurso direto, teremos: “A mãe disse ao filho: - _________ uma longa viagem.” a) Faremos b) Fazíamos c) Fazemos d) Tínhamos feito 19.Assinale a alternativa em que o verbo foi conjugado corretamente: a) Se você vir cedo, encontrará o professor. b) Ele disse que queria vim para o concerto. c) Quando ele vir você comigo, ficará furioso. d) Não sei se o pai interviu na discussão dos filhos. 20. Enumeradas de I a V, têm-se referências sobre os verbos empregados nas frases logo abaixo. Associar números e parênteses e assinalar a alternativa que una corretamente emprego e explicação. I - Um dos verbos está no modo imperativo negativo, expressando conselho. II - O fato passado ocorreu antes de outro também passado. Fato duplamente passado. III - Os atos não concluídos expressam continuidade na linha do passado. IV- As ações aconteceram em certo momento do passado e aí se concluíram. V- Modo geralmente empregado em orações subordinadas. Usado em oração absoluta reflete afetividade, o que demonstra a expressão da vontade do indivíduo que fala. ( ) “A gente chamou, esperou”. ( ) “...branco, que tinha sido o do casamento...” ( ) “Só se ele soubesse”. ( ) “...por que, então não subia ou descia o rio... ( ) “- Cê vai, ocê fique, você nunca volte...” a ) IV, II, I, V, III b) III,IV, V, II, I c) II, I, III, V, IV d) V, III, IV, I, II 21. “...mascou o beiço e bramou...” “Bramar” significa gritar e segue o paradigma de cantar, entretanto sua variante bramir é verbo que não se conjuga nas formas em que ao m da raiz seguiria o ou a: a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e as do presente do subjuntivo, por isso é verbo classificado como: a) abundante; b) impessoal; c) defectivo; d) anômalo. 22. O verbo destacado da oração “Nós nos precaveremos contra aqueles inimigos” é c1assiflcado como defectivo. Nesse sentido, em que alternativa fica incorreta outra conjugação? a) Ele se precaveu contra aqueles inimigos. b) Eu me precavera contra aqueles ininiigos. c) Sempre me precavenho contra aqueles inimigos. d) Se fosse necessário, vós vos precaveríeis contra inimigos. 23. Em relação a verbos, assinalar a alternativa que apresenta tempo composto. a) “Essa atitude é agravada, não atenuada.. b) “São convidados a desfilar em comunicados...” c) “...nada justifica que um jornal sério como ele é divulgue notícias...” d) “...para desenvolver uma reflexão que (...) tenho comunicado a amigos jornalistas.” 24. Encontra-se voz passiva na seguinte alternativa: a) “... tal o estrago que a bicharada tinha aprontado nas roças e retiros.» b) E então, pouco a pouco, o luminoso contorno ia sendo perturbado pela escuridão. c) “Os alto-falantes dos corredores haviam chamado o médico de plantão.’ d) Encontraram-se com seus mestres os alunos do curso de Medicina. 25.Assinalar a alternativa em que o verbo auxiliar está atuando na construção da voz passiva: a) “Nunca, porém, haveria de esquecer aquela frágil armação de lona e tabique (...)“ b) “Os que lá se encontravam tinham respondido friamente à saudação dele (...)“ c) “Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa.” d) “E não soubemos, ah, não soubemos amá-las. E todas sete foram mortas.” 26. Leia com atenção: I - Lúcia apaixonou-se por João. - voz passiva sintética. Lúcia sofre a ação de apaixonar-se por alguém; uso do pronome apassivador se. II - Os criminosos devem receber castigo por seus atos. - voz ativa com verbo de sentido passivo. III - Isso foi sabido de todos - voz ativa; embora haja locução verbal, não há agente da passiva. Não está(ão) correto(s) o(s) comentário(s) de: a) I e III. b) I apenas. c) II e III. d) I, II e III. 27. Assinalar a alternativa em que se verifica a voz passiva correspondente à oração “O ator apresentou várias peças teatrais.” a) Várias peças teatrais tem sido apresentadas pelo ator. b) Várias peças teatrais têm-se apresentado. c) Apresentou-se várias peças teatrais. d) Apresentaram-se várias peças teatrais. e) Várias peças teatrais foram apresentadas pelo ator. 28- “O que eu sou hoje é terem vendido a casa, É terem morrido todos, É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...” Nos versos acima, o eu-poético procura definir-se: “o que eu sou é”. Observe o uso das formas verbais para tais definições. Quanto a essas formas, pode-se dizer que: I- se transformaram em simples substantivos, uma vez que equivalem a sujeito: Isso é o que sou. II - as formas verbais dos dois primeiros versos (com idéia de passado) e a do terceiro verso (com idéia de presente) servem apenas para marcar o tempo sem qualquer outro significado para o contexto. III - nos três versos existe o chamado infinitivo pessoal. Está correto o que se afirma em: a) I apenas. b) III apenas. c) II e III apenas. d) I , II e III. 29. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas abaixo. 1. Se todos __________ a herança, eu não precisaria __________ no testamento. 2. Se eu _________ minha idéia, todos ____________ uma maneira de pô-la em prática. a ( ) reouvesse _ intervir _ impuserem _ encontrará b ( ) reouvesse _ interveio _ impuserem _ encontrarão c ( ) reouvessem _ interviu _ impuseram _ encontrarão d ( ) reouvessem _ intervir _ impuser _ encontrarão e ( ) reavesse _ intervir _ impuser - encontraram 30. A opção em que a forma verbal está correta é: a) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito. b) O superior interveio na discussão, evitando a briga. c) Não se premiam os fracos que só obteram derrotas. d) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido. e) Disse ser falsas aquelas assinaturas. Gabarito:1-d, 2-d, 3-c, 4-c, 5-d, 6-c, 7-b, 8-d, 9-a, 10-b, 11-b, 12-c, 13-d, 14-b, 15-d, 16-b, 17-b, 18-a, 19-c, 20-a, 21-c, 22-c, 23-d, 24-b, 25-d, 26-a, 27-c, 28-d, 29-d, 30-b. QUESTÕES SOBRE PRONOMES 1. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido: a) O soldado amarelo falava muito bem. b) Havia muito bichinho ruim. c) Fabiano era muito desconfiado. d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão. e) Muito eficiente era o soldado amarelo. 2.O pronome relativo foi mal empregado em: a) Conheço a mulher a quem você ama. b) Vi o filme cujos os atores você se referiu c) A rua em que moro é arborizada. d) Tenho tudo quanto quero. e) Este é o assunto sobre o qual falaremos. 3.Assinale a frase em que se empregou indevidamente o pronome o ou lhe: a) Eu lhe vi ontem no centro da cidade. b) Não o encontrei em casa. c) Emprestei-lhe o dinheiro d) A mulher beijou-lhe a face. e) Espero-o na estação. 4. A substituição do termo sublinhado pelo respectivo pronome não está correta em: a) “... defendiam o seu sono...” — defendiam-no. b) “...abrindo picadas...” — abrindo-as c) “.. sem fazer ruído..” — sem fazê-lo. d) “. . . habitando na mata..” — habitando-lhe e) “...miavam seu espantoso miado...” — miavam-no. 5.Observe: I - “Tão esquiva se fez, que... II - “... tinha desaprendido a gostar dessas coisas.. .” III - “... pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos...” IV - “... sua beleza chamava a atenção. Em quais frases acima há pronomes oblíquos? a)I e III b) IV e III c) I e II d) I, II e III. 6. “Algum tempo hesitei se devia...” “... diferença radical entre este livro “... tudo isso é a dor crua e má...” Os pronomes grifados classificam-se, respectivamente, como: a) demonstrativo, relativo, indefinido e pessoal. b) demonstrativo, pessoal, possessivo e indefinido. c) indefinido, indefinido, demonstrativo e possessivo. d) indefinido, demonstrativo, indefinido, demonstrativo. 7.Assinalar a alternativa em que o pronome em destaque não esteja corretamente classificado. a) “... a única prova a meu favor que encontre à mão...” (relativo) b) “... e o capricho estranho de minha secretária.” (possessivo) c)”...que a leva a mergu1har no fundo baú..” (pessoal) d) “Isso é que dá encanto ao costume.. (indefinido) 8.. “... Ela também os tratava com uma bondade que não conhecia mau humor.” A classe gramatical da palavra que no texto acima, não é a mesma da palavra que na alternativa: a) Que não pedes um diálogo de amor, é claro. b)”Todos os retratos que tenho de minha mãe...” c) O que te inspirou esse anúncio não foi a religião... d) “... detalhes bem vivos que o tempo não apagou.” 9. Assinale a alternativa em que o emprego do pronome demonstrativo está incorreto. a) Esta empresa “Cosméticos Vida” agradece a essa loja a preferência dada e cumprimenta-a pelo novo ponto comercial. Atenciosamente, Diretor de Vendas. b) De acordo com o que foi solicitado pelo Gerente desta cadeia de lojas, esta empresa antecipará a entrega do material para o Natal, Atenciosamente, Diretor de Vendas. c) “Laços de Família” e “Por Amor” apresentam a personagem Helena. Nessa, a personagem foi vivida por Regina Duarte; naquela, por Vera Fischer. d) Essa seção solicitou que fossem enviados, com urgência, dois funcionários, até o último dia deste mês. Concedido. Gerente administrativo. 10.Observe: Reclinada molemente na sua verdejante colina, como odalisca em seus aposentos, está a sábia Coimbra, a Lusa Atenas. Beija-lhe os pés segredando-lhe de amor, o saudoso Mondego. E em seus bosques, no bem conhecido salgueiral, o rouxinol e outras aves canoras soltam seus melancólicos trilos. Quando vos aproximais pela estrada de Lisboa, onde outrora uma bem organizada mala-posta fazia o serviço que o progresso hoje encarregou à fumegante locomotiva, vede-la branquejando, coroada do edifício imponente da Universidade, asilo da sabedoria. (O primo Baíilio. São Paulo, Abril Cultural, 1979) Os pronomes, cuja função essencial é denotar ou determinar os seres, funcionam também como elementos coesivos, isto é, estabelecem a ligação entre os elementos de uma frase ou de um texto, a fim de manter a sua unidade. Leia o texto acima e marque a alternativa em que o termo referente não é retomado pelo pronome indicado. a) “vede-la” — o pronome oblíquo “a” retoma o substantivo próprio “Coimbra”. b) “onde” — o pronome relativo retoma o seu termo antecedente “estrada de Lisboa”. c) “seus bosques” — o pronome possessivo refere-se a “saudoso Mondego”. d) “que”— o pronome relativo refere-se ao termo antecedente “serviço”. 11.Observe os pronomes destacados nos versos abaixo e assinale a alternativa correta. 1 - “Você me deixa a rua deserta.” . 2 - “Você me faz feliz.” a) O pronome usado em 1 equivale a pronome possessivo: Você deixa minha rua deserta. b) Trata-se de dois pronomes pessoais com a mesma função sintática: objeto indireto. c) Nos dois casos, temos um pronome do caso reto equivalente à primeira pessoa. d) Em 2, temos pronome oblíquo com função sintática de objeto indireto. 12.Observar: I- Costumava assistir ao seriado todas as noites, após chegar do trabalho. II- O comerciante não vencia pagar ao agiota as dívidas eternas, cujos juros eram exorbitantes. III- Tendo esgotado a sua paciência, a mãe chamou a atenção do menino na frente de todos. IV- “Estava à toa na vida, Pra ver a banda passar O meu amor me chamou Cantando coisas de amor” . Marcar a alternativa cujos pronomes substituem, respectivamente, de maneira correta os termos grifados nos textos acima. a) lhe — lo — sua — la b) o— lhe — lhe — lhe c) a ele — lo — sua —lhe d) a ele — lhe — lhe — la 13. “Para _______ chegar ________ o Pelé chegou, terei que treinar muito.” Assinalar a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas. a)eu – onde b) eu – aonde c) mim – onde d) mim - aonde 14. Assinalar a alternativa em que a substituição da palavra grifada pelo pronome átono está INCORRETA. a) “... roubam uma flor...” - roubam-na b) “...pisam as flores...” – pisam-nas, c) “...dizemos algumas palavras...” - ...dizemo-las. d) Não entendo os homens. - Não lhes entendo. 15. (UM-SP) Ninguém atinge a perfeição alicerçado na busca de valores materiais, nem mesmo os que consideram tal atitude um privilégio dado pela existência. Os pronomes destacados no período acima classificam-se, respectivamente, como: a) indefinido - demonstrativo - relativo - demonstrativo b) indefinido - pessoal oblíquo - relativo - indefinido c) de tratamento - demonstrativo - indefinido - demonstrativo d) de tratamento - pessoal oblíquo - indefinido - demonstrativo e) demonstrativo - demonstrativo - relativo - demonstrativo 16. (UEPG-PR) Assinale a alternativa em que a palavra onde funciona como pronome relativo: a) Não sei onde eles estão. b) "Onde estás que não respondes?" c) A instituição onde estudo é a UEPG. d) Ele me deixou onde está a catedral. e) Pergunto onde ele conheceu esta teoria. 17. (UNIRIO) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho: A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; .........., porém, estavam mais gastos que .......... . a) esses, aquela b)estes, aquela c)estes, esses d) aqueles, esta e) estes, esses 18. (LONDRINA-PR) Foram divididos .......... próprios os trabalhos que .......... em equipe. a) conosco - se devem realizar b) com nós - devem-se realizar c) conosco - devem realizar-se d) com nós - se devem realizar e) conosco - devem-se realizar 19. (TRE-SP) O auxiliar judiciário discutiu .......... mesmos a respeito de possíveis desentendimentos entre .......... e .......... . a) conosco - eu - ti b)com nós – mim - tu c)com nós – mim - ti d) conosco - eu - tu e) conosco - mim - ti 20. (TRE-SP) V. Excelência ......... fazer o que ......... for possível, para que .......... prestígio se mantenha. a) deveis - vos – vosso b)deveis – lhe – seu c)deveis – lhe - vosso d) deve - vos - seu e) deve - lhe - seu Gabarito: 1-b, 2-b, 3=a, 4-d, 5-a, 6-d, 7=d, 8-a, 9-b, 10-c, 11-b, 12-d, 13-b, 14-d, 15-a, 16-c, 17-b, 18-d, 19-c, 20-e. QUESTÕES SOBRE ARTIGOS E NUMERAIS 1. No texto seguinte selecione os artigos: “Tire um sono na rede Deixe a porta encostada Que o vento da madrugada Só me leva pra você. E antes de acontecerer Do sol a barra vir quebrar Estarei nos teus braços Pra nunca mais voar” (Luis Gonzaga) 2. Nos textos seguintes, aponte os artigos que estão sendo usados para substantivar palavras que primitivamente não eram substantivos. a)“Quando a gente tá contente Tanto faz o quente, tanto faz o frio Que eu me esqueça do meu compromisso Com isso e aquilo que acontece dez minutos atrás. Dez minutos atrás de uma ideia já deu pra Uma teia de aranha crescer Sua vida na cadeia do pensamento” ( Gilbertto Gil) b)”O quereres e o estares sempre a fim Do que em mim é de mim tãodesigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim Infinitamente pessoal E eu querendo querer-te sem ter fim E, querendo, aprender o total Do querer que há e do que não há em mim” (Caetano Veloso) 3.Assinale a alternativa em que o uso do artigoestá substantivando uma palavra. a) A liberdade vai marcar a poesia social de Castro Alves. b) Leitor perspicaz é aquele que consegue ler as entrelinhas. c) A navalha ia e vinha no couro esticado. d) Haroldo ficou encantado com o andar de bailado de Joana. e) Bárbara dirigia os olhos para a lua encantada. 4.Cardinais ou ordinais? Escreva por extenso. a) Luis XVI _____________ b) Henrique VIII __________________ c) Dom João VI _________________ d) capítulo II _____________ e) João XXIII ____________________ f) Pio XII _____________________ 5.Aponte a alternativa em que os numerais estão bem empregados. a) Ao papa Paulo Seis sucedeu João Paulo Primeiro. b) Após o parágrafo nono virá o parágrafo décimo. c) Depois do capítulo sexto, li o capitulo décimo primeiro. d)Antes do artigo dez vem o artigo nono. e) O artigo vigésimo segundo foi revogado. 6. Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são, respectivamente a) octagésimo, trecentésimo, septingentésirno, nongentésimo b) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo c) octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo d) octogésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo 7.Assinale a alternativa em que há erro: a) O anúncio foi publicado em O Estado São Paulo. b) Está na hora de os trabalhadores saírem. c) Todas as pessoas receberam a notícia. d) Não conhecia nenhum episódio dos Lusíadas. e)Avisei a Simone de que não haveria a reunião. 8. Responda que numeral multiplicativo deve ficar no lugar do ?. a. Vinte e um é o ? de sete. b. O ? de cinco é vinte. c. O ? de vinte é cem. 9. Identifique se o termo destacado é numeral ou artigo indefinido. a. Você só tem uma vida. Cuide bem dela. b. Ele não fala uma palavra de chinês! c. Aqueles invasores podem representar uma ameaça para os índios. d. A decomposição desse material pode demorar um século. 10. Alguns substantivos ou adjetivos podem ser empregados para indicar quantidades numéricas. Identifique essas palavras em cada texto e escreva seu significado. a. Após uma década de perseguição, Maomé e seus seguidores migraram para Medina, a cerca de 300 quilômetros de Meca. O profeta veio a governar a cidade e, vários anos depois, ele e um pequeno exército de fiéis retornaram a Meca. (National Geographic) b. Há pouco mais de um século, os imigrantes trouxeram agitação para a cidade de São Paulo. Sua grande riqueza é a sua diversidade cultural, constituída de mais de 70 grupos étnicos e nacionais. (Folha de S. Paulo) c. Numa vaquejada que houve na fazenda vieram todos os vaqueiros daquelas bandas. Meu pai matou meia dúzia de vacas e abriu pipas de vinho branco para quem quisesse beber. Nunca se tinha dado festa igual.(Graciliano Ramos) d. A educação indígena diferenciada e bilíngue no Acre ainda tem um longo caminho a percorrer. A maior parte dos professores só leciona do 1º ao 5º ano, mas já há um grupo ensinando do 6º ao 9º ano.(O Estado de S. Paulo) e. Durante o Festival Toonik Tyme, os inuits, habitantes do ártico canadense, revivem seus costumes milenares. Gabarito: 1- um, a, o, a(na), a(da), o(do),os(nos) 2-o quente, o frio, o quereres, o estares, do querer 3-d 4-dezesseis, oitavo, sexto, segundo, vinte e três, doze 5-d, 6-b, 7-d 8-a)triplo, b)quádruplo,c)quíntuplo 9-N, A, A, N 10- década(dez anos), século(cem anos), meia dúzia(seis), bilíngue( duas línguas), milenares(mil anos). *** O erro da questão 7 está na letra D, pois não devemos juntar a preposição DE como artigo OS que pertence ao título do livro, que é OS LUSÍADAS. Observa que na frase A a preposição EM não foi contraída com o artigo O, pois ele pertence ao nome do jornal: O ESTADO DE SÃO PAUL QUESTÕES SOBRE ADJETIVOS 1.Relativamente à concordância de adjetivos compostos indicativos de cores, uma dentre as seguintes alternativas está INCORRETA. Qual? a) Pele morena-clara. b) Vestidos amarelo-ouro c) Blusas vermelho-sangue d) Olhos castanho-escuros 2.Os jogadores eram latino-americanos. Seus olhos e cabelos eram castanho-claros e brilhantes. Usavam uniformes verde-limão e sandálias azul-piscinas, um traje bizarro. De acordo com a seqüência dos adjetivos compostos presentes nesse texto, um está flexionado de forma incorreta. Qual? a) O primeiro. b) O segundo. c) O terceiro. d) O último. 3. Assinale a única alternativa em que não há adjetivo ou locução adjetiva. a) “A vida é combate,/ Que aos fracos abate,/Que os fortes, os bravos,/ Só pode exaltar.” (Gonçalves Dias) b) “Alguns dias dava-lhe gana de satisfazer o apetite, devorando lascas de pirarucu assado, com farinha d’água e lata de marmelada,..” (Inglês de Sousa) c) Para os índios, o ingresso na vida adulta é sinônimo de mudanças mais radicais. Eles precisam ter coragem e sangue-frio para cumprir os rituais de passagem. d) Para os brancos, penugens no rosto e menstruação representam “os rituais” de que necessitam para a chamada vida de adulto. 4. Qual das frases abaixo apresenta locução adjetiva? a) Foi importante a construção da ponte. b) Já comeste queijo de Minas? c) A casa fora povoada de malandros. d) Chegou rápido a resposta ao jornalista. 5. Assinalar a alternativa em que a flexão de número dos adjetivos e substantivos compostos esteja incorreta. a) As calças azuis-marinho dos guarda-civis já estão rasgadas. b) Os ternos verde-mar dos redatores-chefes causam boa impressão aos recém-contratados. c) As borboletas cor-de-laranja são verdadeiras obras-primas do Criador. d) Trabalhar nos navios-fábrica ítalo-franco-germânicos era um desafio para as equipes médico-cirúrgicas. 6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras fazem o plural da mesma forma do termo grifado no trecho a seguir: “Portanto, repito, esse lamentável episódio...” a) intelectual, verossímil, terrível; b) gradual, terrível, intelectual; c) impensável, inverossímil, indiscutível d) indiscutível, jornal, atual. 7.O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é: a) Está chovendo bastante; b) Sou o funcionário mais dedicado da repartição c) Ele é um bom funcionário; d) João Brandão foi tremendamente inocente. e) João Brandão é mais dedicado que o vigia. 8. O termo em destaque á um adjetivo desempenhando a função de um nome em: a) “O coitado está se queixando dela com toda razão. b) “É uma palavra assustadora.” c) “Num loguinho aceita-se até o cheque frio” d) Entre ter um caso e uma casinha há diferença. 9. Os superlativos sintéticos eruditos de negro, veloz e bom são, respectivamente: a) negríssimo, velocíssimo, ótimo. b) nigérrimo, velocíssimo, ótimo. c) nigérrimo, velocíssimo, boníssimo. d) negríssimo, velocíssimo, boníssimo, e) Nenhuma das alternativas anteriores, Gabarito: 1-a,2-d, 3-a, 4-b, 5-q, 6-c, 7-d, 8-a,9-b.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto "Olhares"


PROJETO "Olhares” Ensino Fundamental II - Anos Finais


Escola Municipal Santos Reis 
 Língua Portuguesa 
 Professora: Lúcia Ferreira 


Um educador deve está  sempre  atento ao seu aluno e ao mundo que o rodeia, o que lhe desperta atenção, e buscar trazer isso para a sala de aula, convertendo este material em prática pedagógica capaz de despertar interesse e atenção, verificar seus anseios, pensamentos, aula, fazendo disso uma prática pedagógica, moldando, criando versões, adaptando.
                Objetivamos trabalhar com os alunos da Escola Municipal Santos Reis o trabalho com fotografias, o uso da imagem, geradas pelos alunos como recurso pedagógico, nas mais diversas formas, através de um concurso de fotografias intitulado Projeto “OLHARES”, para dar um dinamismo as aulas, valorizando os alunos, incentivando-os a estudar, porque notamos que estes apreciam muito formas diversificadas de ensino, e gostam muito de sentirem-se importantes e também de mostrar aquilo que produzem além de serem reconhecidos pelos pais, educadores e sociedade como um todo, oportunizando lhe a socialização através das tecnologias, como a máquina digital, que é uma constância em suas vidas.
A observância do uso destes materiais pelos alunos levou a consideração de usá-los como material didático, mostrando a escola como meio catalisador que deve desenvolver toda e qualquer oportunidade possível para trazer-lhes um aprendizado, trabalhando a consciência social e ambiental, fazendo-os refletir e mostrar isso em seu olhar único.
JUSTIFICATIVA:
Notamos o número constante de aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais que
os alunos traziam para a escola e como, a todo o momento, faziam poses, fotografando a si, isso ou aquilo, enfim tudo o que para eles era interessante, tanto em sala de aula, como na entrada, recreio e saída. Assim, após pesquisa e estudo, consideramos viável fazer uso das fotografias produzidas por eles. Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os educandos, eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais dinâmicas, sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim. Ficam Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os
educandos, eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais
dinâmicas, sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim. Ficam
como espectadores.
                É preciso fazer com que os alunos entendam os conteúdos, adquiram competências, e isso através de práticas pedagógicas que permitam-lhes sair da forma passiva do processo de ensino aprendizagem, para uma postura mais ativa. E, por que não, por meio das imagens, das fotos produzidas por eles mesmos? Através das lentes podem contextualizar o mundo à sua volta, mostrar o cotidiano. Aquilo que eles vêem e retratam nas imagens é o que estudam em sala, mostrar o olhar que têm do mundo à sua volta, poderem detectar como eles vêem a escola, a família, o meio, deixá-los usar sua imaginação, criatividade, tudo o que é necessário para despertar talentos, orientar, mediar conhecimentos.
                O projeto justifica-se porque trabalhar imagens, permite desenvolver alunos observadores, críticos, reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos. Nesse processo de aprendizagem, pois, contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
OBJETIVOS:
Fazer uso das fotografias produzidas pelos alunos como prática pedagógica/metodologia de
ensino, através de um Concurso de Fotografias, integrando outras instituições escolares,
levando à socialização através das máquinas fotográficas.
• Mudar a postura do educando, oportunizando-o ser ativo no processo de ensino
aprendizagem, permitindo-lhe ser crítico, reflexivo, manifestando-se através das imagens
produzidas, reveladas pelo olhar único de cada um.
• Mostrar a capacidade e preocupação da escola em realizar eventos que chamem a atenção
para uma educação eficiente e eficaz, não se limitando à falta de recursos financeiros.
                A comunidade sempre participa dos eventos na escola, seja culminância de projetos,
festivais ou desfiles cívicos, os diferentes atores que compõe a escola faz dela um lugar propício para troca de informação e conhecimento por parte dos alunos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
“O educando deve fazer uso dos diferentes recursos tecnológicos e fontes de informação
para seu conhecimento.”                                                                                                    MEC, 1997.

“Desenvolver a habilidade de olhar com maior cuidado para as imagens ou objetos,
compreender e interpretar, descobrir a percepção criadora que está dentro de cada um, acreditar
na capacidade do aluno de criar, de inovar, ampliar e instigar infinitas maneiras de observar e
recriar. Educar o olhar para aprender a gostar da imagem e compreender finalmente as suas
inúmeras possibilidades dentro do complexo processo de criação.”                                       (KLEE)
Cada educador deverá  elaborar uma atividade ou projeto fazendo uso das fotografias. Ver
a melhor forma de trabalhar determinados conteúdos em sala de aula, fazendo uso das imagens.
O objetivo não é  simplesmente sair fotografando tudo, mas precisamos de um começo.
1° Momento: Perguntamos em sala quem gosta de fotografias, depois pergunta  se
Eles  gostam de sair nas fotos ou apenas fotografar. Define-se o que , como e onde vamos fotografar. De posse das fotografias iremos a sala de informática para vermos o que fotografamos.
2º Momento: uma oportunidade de ensinar algo a mais aos nossos alunos, em parceria com a professora de Artes os alunos deverão buscar na internet a história da fotografia e como ela pode ser entendida como arte. Os alunos poderão pesquisar varias fotografias premiadas e a importância dessa para a sociedade. Nesse momento os educandos terão como desafio fotografar a eles mesmo em poses como a da Monaliza, uma brincadeira que oportunizará  a eles conhecimentos sobre quadros de pintores  renomados.
3º Momento: uma palestra com um profissional da área é indicado para fornecer noções básicas na arte de fotografar.
4° Momento:Partir para uma aula de campo. , com roteiro já definido.
5° Momento: De volta a escola os alunos foram a sala de informática e transferiram as
fotos das maquinas para o computador. Fazendo uso do “Microsoft Office Picture Manager”  eles puderam recortar suas fotografias, mudar cor, contraste, brilho, testar diversas maneiras de como ficariam melhor as fotografias. Terminada essa etapa elas gravaram suas fotografias no CD. Solicitamos a professora de Língua Portuguesa que realizasse a leitura do edital com os
alunos em sala e trabalhassem a interpretação de texto, assim já trabalhávamos algo que
consideramos importante pois, alunos se preparam para concursos públicos e nada melhor do que  começar na escola a ler editais.
6° Momento: pedimos aos alunos que produzissem um texto a respeito do que estudaram,
sua interpretação da fotografia antiga e da atual. Depois da correção eles realizaram uma
exposição com as fotografias e o texto na escola. Por fim realizaram suas inscrições no concurso. Em nosso trabalho os alunos realizaram pesquisa sobre a cidade e buscaram fotografias antigas da cidade com o objetivo de ver como a cidade era antes e como ela esta agora, as modificações que ocorreram no espaço geográfico da mesma ao longo dos anos.
Elaboramos um edital do Concurso de Fotografias “Olhares”. Tendo como tema:
Natureza, Cidade, Patrimônio Histórico, Família, Retrato, Grafismo, Escola e Fotos em
Movimento.
Sabemos que questões ligado ao meio ambiente e a natureza são sempre trabalhados na
sala de aula por isso escolhemos esse tema. Com objetivo de fazer com que os alunos
valorizassem mais suas famílias criamos a categoria família.
Foram criados blogs pelos alunos e professores, inclusive o blog do Concurso com o edital
e dicas de como trabalhar as fotografias em sala.
Buscamos levar nossos alunos a diferentes localidades, para que esses pudessem
registrar o que haviam aprendido em sala, para que pudessem mostrar o conhecimento e visão que têm sobre o mundo ao redor.
Após registros, cada professor trabalhará  seu tema, seu conteúdo em sala de aula, proporcionando aulas dinâmicas e prazerosas. Após os trabalhos desenvolvidos, os alunos
puderam optar se iam ou não se inscrever no Concurso. Realizaremos uma noite de premiação, com todos os alunos participantes, seus pais e professores, enviamos convites a todos, premiaremos os alunos e sortearemos prêmios entre todos.